6 de dezembro de 2010

CUFA Coroatá e Instituto Sociocultural do Vale do Itapecuru colaboram na construção da Unimban

Unimbam é a União de Moradores do Bairro Novo Areal, criada oficialmente no último dia 05 de dezembro (domingo). A fundação da entidade é o resultado do trabalho incansável de Francinaldo Almeida (o Cici), coordenador do Instituto Itapecuru.

A Unimban nasce com a proposta de defender os interesses dos moradores do Novo Areal, um dos bairros localizados na periferia coroataense. A comunidade possui uma alta taxa de concentração populacional e convive com a violência, pobreza e o tráfico.

O coordenador da CUFA Coroatá e do Instituto Itapecuru, Cleo Freitas, participou da reunião e declarou apoio incondicional à luta da Unimban, na oportunidade anunciou interesse em firmar parcerias em beneficio dos moradores daquela comunidade.

O prof. João Baiano, conselheiro do Instituto Itapecuru, e coordenador da Central da Juventude Coroataense - CEJUC, também esteve presente durante todo o processo de criação da Unimban e durante a reunião declarou seu apoio.

Na oportunidade uma mulher (a Juraci) foi eleita para a presidência em uma chapa de nove pessoas, em sua maioria mulheres (apenas dois homens). “Estou muito feliz de estar com vocês no momento em que escrevem uma página na história desta comunidade”, declarou Cleo Freitas, que na oportunidade realizou uma breve apresentação institucional sobre a CUFA.

Cici, do Instituto Itapecuru, afirma que o trabalho de aproximação e organização das lutas dos moradores das comunidades populares coroataenses terá continuidade e diz que trabalho semelhante já está sendo realizado na Vila Vavá, também chamada de Vila Luis Mendes, e que o mesmo deverá ser concretizado nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário