1 de fevereiro de 2011

Tarde Cultural inaugura o Espaço Kzarão em Vargem Grande

Uma programação diversificada sob a denominação de Tarde Cultural foi organizada no último sábado (29.01) pela CUFA Vargem Grande, em parceria com a Associação Cultural de Artes e Danças (ACAD), para inaugurar o Kzarão, espaço utilizado pelas organizações para realização de suas atividades.

Durante o evento os jovens que participam das atividades culturais promovidos pela CUFA Vargem Grande e pela ACAD demonstraram suas habilidades e talentos desenvolvidos com o apoio da nossa base.

A abertura da Tarde Cultural contou com as falas do representante da CUFA Vargem Grande, Osmael de Sousa, Cleo Freitas, Coordenador de Comunicação da CUFA Maranhão e Coordenador Executivo da CUFA Coroatá, e outros convidados. Outros membros da coordenação da base coroataense da CUFA, Daniel Viana e Jairo Cardoso, também participaram da abertura do evento.

Após as falas dos convidados as atividades tiveram início com a apresentação do grupo de Capoeira em seguida o break dance tomou conta com as apresentações das crews das cidades de Cantanhede, Itapecuru Mirim, Presidente Vargas e da cidade Vargem Grande. O grupo de street dance The King of Dance – Nova Geração também participou da festa com uma bonita apresentação.

Antes do encerramento da programação, ainda pudemos conferir uma apresentação de forró e uma improvisada roda de b.boys, onde todos saíram vencedores.

O encerramento da programação, para o delírio da platéia presente, ficou por conta da tão esperada Banda Core, que também utiliza o espaço Kzarão para seus ensaios.

O Kzarão é um espaço conquistado pela CUFA Vargem Grande e pela ACAD. As entidades transformaram um galpão abandonado (parte de onde antes funcionava uma escola) em um pólo de produção de manifestações culturais vargem-grandenses.

Com o esforço da coordenação das entidades o espaço está sendo melhorado para atender as necessidades da juventude das comunidades do entorno. Os visitantes do espaço podem conferir estampados nas paredes do Kzarão o talento do grafiteiro Osmael de Sousa, que também é um dos coordenadores da CUFA Vargem Grande.

Apesar da chuva que caiu sobre a ciadade naquela tarde, um número significativo de populares prestigiou o evento e aplaudiu as apresentações. Gilberto Filho (o Hupiado), Osmael e Jack, que comandou as apresentações, coordenadores da CUFA Vargem Grande, puderam demonstrar com destaque os resultados dos seus esforços para a manutenção e enriquecimento da cultura popular e periférica vargem-grandense.

PS: Vamos ficar devendo aqui as fotos e um relato que estamos preparando sobre a nossa ida à Vargem Grande para prestigiar o evento.

Um comentário: